O modelo de Educação do séc. XXI
exige oferecer aos educandos mais que “saberes” (conhecimento), isto é, o
“saber-fazer” (conhecimento prático). Nesse contexto, cabe à educação
estimular, descobrir, recuperar e/ou fortalecer o potencial criativo dos alunos
e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades que permitam desenvolver suas
competências e habilidades.
Sendo
assim, a robótica coloca-se como um excelente instrumento nessa busca, pois
estimula a aprendizagem por meio da criatividade. Sua metodologia permite que o
aluno relacione seus conhecimentos prévios com os conhecimentos tecnológicos
adquiridos. Ao mesmo tempo, propicia aos educandos o “aprender fazendo”,
colocando a ”mão na massa”, liberando sua criatividade e pensamentos na medida
em que constroem seus robôs. A partir dessa construção, os estudantes, além de
apresentarem suas criações, explicam seu funcionamento, corrigem possíveis
erros, aperfeiçoam seus conhecimentos adequando-os às diferentes necessidades.
As
Profª de Física Givanilda Luciana e Socorro Nogueira juntamente com a
Coordenadora do Laboratório de Ciências, Socorro Lopes, vem desenvolvendo o
referido projeto nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola, o que
incentivou a participação dos alunos, introduzindo-os no mundo cibernético e
despertando-os para um mundo cada vez mais científico e tecnológico,
proporcionando-lhes a oportunidade de promover uma aprendizagem significativa,
incentivando o interesse pela robótica como forma de vislumbrar o futuro, que
já se faz presente.
Foi
de suma importância a vivência do referido, tanto do ponto de vista didático
quanto do social, exigindo dos educandos habilidades básicas dos Quatro Pilares
da Educação: conhecer, fazer, conviver e ser.
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