segunda-feira, 27 de maio de 2013

EREM OLIVEIRA LIMA VIVENCIA PROJETO DE ROBÓTICA


O modelo de Educação do séc. XXI exige oferecer aos educandos mais que “saberes” (conhecimento), isto é, o “saber-fazer” (conhecimento prático). Nesse contexto, cabe à educação estimular, descobrir, recuperar e/ou fortalecer o potencial criativo dos alunos e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades que permitam desenvolver suas competências e habilidades.
            Sendo assim, a robótica coloca-se como um excelente instrumento nessa busca, pois estimula a aprendizagem por meio da criatividade. Sua metodologia permite que o aluno relacione seus conhecimentos prévios com os conhecimentos tecnológicos adquiridos. Ao mesmo tempo, propicia aos educandos o “aprender fazendo”, colocando a ”mão na massa”, liberando sua criatividade e pensamentos na medida em que constroem seus robôs. A partir dessa construção, os estudantes, além de apresentarem suas criações, explicam seu funcionamento, corrigem possíveis erros, aperfeiçoam seus conhecimentos adequando-os às diferentes necessidades.
            As Profª de Física Givanilda Luciana e Socorro Nogueira juntamente com a Coordenadora do Laboratório de Ciências, Socorro Lopes, vem desenvolvendo o referido projeto nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola, o que incentivou a participação dos alunos, introduzindo-os no mundo cibernético e despertando-os para um mundo cada vez mais científico e tecnológico, proporcionando-lhes a oportunidade de promover uma aprendizagem significativa, incentivando o interesse pela robótica como forma de vislumbrar o futuro, que já se faz presente.
            Foi de suma importância a vivência do referido, tanto do ponto de vista didático quanto do social, exigindo dos educandos habilidades básicas dos Quatro Pilares da Educação: conhecer, fazer, conviver e ser.





Nenhum comentário:

Postar um comentário